A aquisição de uma nova língua
está relacionada à capacidade de aprender padrões. Algumas pessoas parecem
adquirir uma segunda língua com muita facilidade enquanto outras têm muita
dificuldade. Um novo estudo sugere que a capacidade de compreender e ler em uma
segunda língua é conduzido pela habilidade de aprender regularidades
estatísticas, ou padrões.
O estudo foi publicado pelo “Psychological Science”, um jornal da Associação
pela ciência Psicológica (Association for Psychological Science).
Algumas pesquisas sugerem que a
aprendizagem de uma nova língua baseia-se em capacidades especificamente
lingüísticas, enquanto outras sugerem que isso na verdade reflete uma
capacidade mais geral de aprender padrões. De acordo com a "Psychological
Science" e o principal pesquisador Ram Frost da Universidade Hebraica (Hebrew
University) as informações dadas pelo novo estudo estão claramente apontando
para a segunda visão. “Estes novos estudos sugerem que a aprendizagem de uma
segunda língua é determinada em grande parte, por uma habilidade individual que
não é linguística”. Disse Frost.
No estudo, Frost e seus colegas
usaram três tarefas diferentes para medir o quão bem alunos americanos em
programas no exterior adquirem a estrutura de palavras e sons em hebraico. Os
alunos foram testados uma vez no primeiro semestre e novamente no segundo.
Os alunos também completaram uma tarefa que media
suas habilidades de assimilar padrões estatísticos com estímulos visuais. Os
participantes também observaram uma série de formas complexas que foram
apresentadas uma de cada vez. Sem que os participantes soubessem, as 24 formas
eram organizadas em 8 conjunto de três imagens, a ordem dos trios era aleatória,
então as formas com cada conjunto de três sempre apareciam na mesma seqüência
depois de observar a série de formas, os estudantes eram testados para ver se
eles implicitamente assimilaram a regularidade estatística das sequências de
formas.
As informações revelaram uma
forte associação entre aprendizado estatístico e aprendizagem de línguas.
Alunos que tiveram um alto desempenho nas tarefas das formas tenderam a assimilar
mais o hebraico durante os dois semestres.
“É surpreendente
como um teste de 15 minutos envolvendo a percepção de formas poderia prever em
grande medida quais dos alunos que vieram para estudar hebraico terminariam o
ano com uma melhor compreensão da língua.” Disse Frost.
De acordo com os pesquisadores,
estabelecer um link entre a aquisição de uma segunda língua e a capacidade
geral de aprendizado estatístico pode ter grandes implicações.
“Esta descoberta aponta para a possibilidade de um principio
unificado e universal de aprendizagem estatística que pode quantitativamente
explicar uma alta gama de processos cognitivo em vários domínios, sendo eles linguísticos ou não,” concluiu eles.
Esta pesquisa recebeu apoio da
Israel Science Foundation e do “Instituto nacional de saúde infantil e
desenvolvimento humano.(National Institute of Child Health and Human
Development)
Leia em Inglês aqui: Psychological Science
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